Psicoterapia com adolescentes
Psicoterapia com adolescentes
O tempo da adolescência envolve importantes transformações psíquicas e, por isso mesmo, constitui-se como um período em que tanto o adolescente quanto sua família são confrontados com diferentes desafios.
Ao sair da infância, o sujeito tem a tarefa de reorganizar sua forma de relação com a família, com o mundo e com seu próprio corpo. Descobrir-se e reinventar-se para conquistar um novo espaço na sociedade são movimentos favoráveis a grandes descobertas e à criatividade.
Esse reposicionamento emocional, familiar e social exige do adolescente muitas renúncias relacionadas à condição de ser criança. Tal processo lança os adolescentes e suas famílias em uma experiência por vezes intensa e angustiante, que pode se expressar de diversas formas.
Na prática clínica com adolescentes, são comuns as queixas relativas a entraves no ambiente escolar, conflitos familiares, violação de limites e responsabilidades, isolamento, dificuldades alimentares, oscilações importantes no humor, apatia, ansiedade, alterações na autoestima e exposição a riscos.
Experiências como essas não implicam, necessariamente, a ocorrência de um adoecimento psíquico. Contudo, os sinais de sofrimento inspiram cuidados e podem indicar a necessidade de acompanhamento psicológico. Tal cuidado auxilia o adolescente e sua família na elaboração desse período, permitindo aos pais/responsáveis uma melhor compreensão sobre o que se passa com seus filhos e favorecendo as potencialidades para o amadurecimento destes últimos.
O trabalho com uma psicóloga possibilita abrir janelas no muro que muitas vezes se ergue entre o adolescente, seus familiares e os demais adultos!