Psicoterapia
O que é psicoterapia?
A terapia é uma prática de cuidado voltada ao acolhimento, expressão, compreensão e transformação das condições psíquicas e emocionais de uma pessoa.
O processo psicoterapêutico ocorre na relação interpessoal entre quem busca ajuda e uma profissional qualificada, que escuta e realiza intervenções, fundamentada em seus estudos teóricos e a partir de sua prática clínica.
Na presença da profissional, o cliente pode encontrar um espaço seguro para falar livremente sobre o que sente, o que pensa e o que vive, construindo novas formas de lidar com o mal-estar emocional.
Quando buscar a terapia?
O momento para iniciar um processo terapêutico é uma decisão pessoal atrelada às necessidades e ao desejo de cada pessoa.
O mais comum é recorrer à terapia quando surge um mal-estar emocional intenso e abrupto e/ou persistente. Nessas situações, os recursos habitualmente usados para lidar com o sofrimento já deixaram de ser suficientes ou passaram a cobrar um alto preço da pessoa que sofre.
Isso pode ser vivido como uma falta de perspectivas, uma dor que nunca acaba, sentimentos de vazio, de estar no seu limite emocional, de estar perdendo o controle sobre si mesmo, de não ser compreendido, de repetir os mesmos erros, de não conseguir viver e se relacionar com os outros como gostaria.
Mudanças significativas na vida, sejam elas desejadas ou indesejadas, também podem demandar cuidados psicológicos. Alguns exemplos dessas situações são a descoberta de uma doença crônica, o falecimento de entes queridos, o término de um relacionamento amoroso, a chegada de filhos, uma perda ou
ascensão profissional.
Além de tratar as diversas questões e conflitos da existência, a terapia permite o cuidado na ocorrência de incômodos, sintomas ou transtornos (depressão, fobias, angústia, ansiedade, estresse) que causam prejuízos nos relacionamentos pessoais e profissionais.
Nas primeiras sessões, a terapeuta realiza a avaliação da demanda e das questões psicológicas envolvidas.
A partir da avaliação clínica, estabelece-se a indicação terapêutica da frequência das sessões para cada situação concreta. As sessões acontecem regularmente nos dias e horários acordados e fixados conforme a disponibilidade de agendas da terapeuta e do cliente.
Em cada sessão, o cliente é convidado a falar livremente, enquanto a terapeuta escuta analiticamente, localizando as questões relacionadas aos incômodos e sofrimentos. Fazendo uso da técnica em que obteve treinamento, a terapeuta auxilia o cliente na compreensão das causas do sofrimento e na construção de soluções para as problemáticas que vivencia.
A psicoterapia individual pode ser realizada presencialmente, no espaço do meu consultório, para adolescentes, jovens e adultos.
Para pessoas com mais de 18 anos, disponibilizo também a modalidade de terapia online (por videochamada).
O Código de Ética Profissional do Psicólogo veta a divulgação de preços na publicidade dos serviços psicológicos.
Em geral, os preços praticados por cada profissional envolvem aspectos como aprimoramento técnico e teórico, experiência, disponibilidade e compromisso com a qualidade do atendimento.